A dieta HCG é a dieta da moda que promete rápida perda de peso a quem realiza-la. Foi criada na década de 50 e tem gerado muita discussão. Consiste na aplicação de injeções de gonadotrofina coriônica humana (HCG) que é um hormônio que mulheres produzem durante a gravidez. Em paralelo as injeções, o cardápio da dieta provém baixíssima quantidade calórica: algo em torno de 500 kcal por dia.
O HCG é aplicado em pessoas com sobrepeso ou obesos através de injeções. A dieta é bastante restritiva, e é indicado a redução no consumo de açúcares e carboidratos. A baixa ingestão de carboidratos é ofuscada pela injeção que reduz substancialmente o apetite, facilitando o seguimento da dieta.
Entendendo a dieta HCG
A dieta HCG pode ser dividida em dois tipos. Um é recomendado para quem deseja perder até 7kg. A outra é indicada para quem quer eliminar ainda mais peso.
Para aqueles que querem perder até 7kg, a indicação é utilizar HCG diariamente durante o período de 23 dias (menos nos dias de menstruação). Após o 3º dia de tratamento com a injeção, começa a dieta com 500 calorias por 26 dias. Depois, a ingestão calórica é aumentada gradativamente durante as próximas 3 semanas.
Já quem deseja perder mais de 7kg, a dieta é um processo mais longo. Indica-se usar o hormônio por aproximadamente 40 dias e, após o terceiro dia de tratamento, começar a dieta de 50 calorias por 43 dias.
Depois de traçar a quantidade de peso que deseja-se eliminar, o paciente passará por três diferentes fase da dieta. Em cada fase as recomendações alimentares e de uso do hormônio deve ser executado de um maneira.
A primeira fase dura apenas dois dias. Nessa fase começa a aplicação do HCG e é indicado a ingestão de alimentos bastante calóricos.
Na segunda fase, o paciente já começa a perder os primeiro quilos, então começa uma grande redução de calorias paralelamente as doses de HCG, podendo ser gotas ou injeções. A duração desta fase é de 3 a 6 semanas.
Na terceira e última fase, o paciente não precisa mais tomar o hormônio. Neste período, aumenta-se gradativamente o consumo de alimentos, evitante o consumo de carboidratos de baixo IG e amidos durante 3 semanas.
Dieta HCG: funciona?
Alguns especialistas defendem a dieta e afirmam que em conjunto à restrição calórica e a redução do apetite proporcionado pelo HCG, aumento do metabolismo, leva a redução da circunferência abdominal e grande perda de gordura corporal.
No entanto, apesar do aparente sucesso da dieta, não existe evidência científica que comprove o fato. Além disso, o hcg pode prejudicar o usuário e por em risco sua saúde.
Outros especialistas dizem que a perda de peso está relacionada a baixíssima ingestão calórica proposta na dieta quem alem de ser prejudicial, não é recomendada por nenhum nutricionista. Você pode encontrar mais informações sobre a dieta em: https://ideiasqueemagrecem.com.br/dieta-hcg/
Veja também: receitas para renda extra