Com expansão no ano girando algo por volta de 10%, o setor de alimentação fora de casa – ou de restaurantes e bares, maneira na qual é conhecido por comerciantes do ramo – gera aproximadamente 450 mil novas vagas de emprego anualmente, segundo a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Grande parte das oportunidades são para garçons – 250 mil novos empregos todos os anos.

O garçom é a principal necessidade por profissional pelos proprietários de bares e restaurantes. É uma função sem exigência de experiência anterior, não restringe por idade e oferece a possibilidade de poder ser exercida por diversas classes sociais, não possuindo diferenciação de qualquer tipo. Os pontos negativos são a escassez de profissionais para as vagas em aberto e a rotatividade alta, que dificulta a qualificação.

Trabalhar no ramo de alimentação fora de casa não é simples, na prática é ainda mais complexo e demanda uma busca incessante pela qualidade dos serviços ofertados e grande conhecimento no setor. Não obstante, é necessário um planejamento adequado, desde o investimento inicial até o cumprimento das regras estabelecidas pelos órgãos governamentais.

Essa complexidade acaba resultando em um índice de mortalidade elevado entre os empreendimentos: 35% dos bares e restaurantes fecham as portas em dois anos, segundo dados da Abrasel.

Se atentando a isto diversos bares buscam formas inovadoras e criativas de se manter funcionando. Estar consistentemente investindo e publicidade e criando promoções atrativas para o público é fundamental. Nesse sentido, o Deck Bar se destaca entre os bares em Londrina devido a criatividade e busca por novidades.

Além disso, o atendimento e muito importante, salienta o dono do bar, uma pessoa bem atendida sempre volta e ainda comenta com os amigos. As pessoas sentem falta de pessoalidade no atendimento. Mas não é simples, hoje com a alta rotatividade de mão de obra, é complicado encontrar funcionários comprometidos e dedicados. Sempre que se trocam os funcionários ocorrem problemas que devem ser solucionados o mais rápido possível.

O Deck Bar é um bar agradável tem happy hour muito barato e está localizado R. Espírito Santo, 1728 – Centro, Londrina – PR.

Bares em expansão